Emacs 5 - Usando Configurações de Terceiros
Sumário
Introdução
Não importa o quanto você saiba sobre os pacotes e personalizações possíveis no Emacs, vocẽ sempre aprende olhando a configuração de outros usuários. Cada usuário constrói e ajusta as suas ferramentas para a sua necessidade e, não raro, são necessidades que temos também.
Symlink
Há diferentes maneiras de experimentar configurações de outras pessoas no Emacs. Para a minha configuração principal, que eu uso no dia-a-dia, eu uso um symlink da pasta onde eu guardo todas as minhas configurações para o linux (a.k.a. `dotfiles`) para a pasta padrão da configuração do emacs (`~/.emacs.d`). Esta solução me atende e permite que eu possa simplesmente deletar o symlink e apontar para outra pasta para testar outra configuração.
ln -s ~/dotfiles/.emacs.d ~/.emacs.d
Rodando com uma pasta HOME diferente
Outra maneira conveniente de executar o Emacs usando outra configuração, é substituir a variável de ambiente `HOME` para a pasta onde está o diretório `.emacs.d` que você quer testar antes executar o emacs. Esta forma é menos invasiva e permite que você execute diferentes configurações do emacs ao mesmo tempo.
env HOME=$HOME/workspace/studies/moritz emacs
Algumas Configurações para Experimentar
Spacemacs
Configuração no Github Website spacemacs
Resumo
É a configuração mais popular para o Emacs. De modo semelhante à Doom Emacs ela define padrões e atalhos de forma consistente e ergonômica. É preparada para programação em muito mais linguagens do que observaremos nas outras configurações, o que é cômodo, mas pode tornar o sistema lento na inicialização e menos responsivo na utilização.
Linguagens de Programação
- agda
- asciidoc
- asm
- autohotkey
- bibtex
- c/c++
- clojure
- common
- csharp
- csv
- d
- elixir
- elm
- emacs
- erlang
- ess
- faust
- fsharp
- go
- graphviz
- haskell
- html
- idris
- ipython-notebook
- java
- javascript
- latex
- lua
- markdown
- nim
- ocaml
- octave
- php
- plantuml
- purescript
- python
- racket
- ruby
- rust
- scala
- scheme
- shaders
- shell-scripts
- sml
- sql
- swift
- typescript
- vimscript
- windows
- yaml
Doom Emacs
Resumo
Sendo uma configuração criada por um ex-vimmer, esta configuração cede ao lado negro da força e utiliza evil-mode para simular a programação modal oferecida pelo vim. É uma das configurações mais populares para o Emacs e é apreciada por ser leve e rápida quando comparada a outras configurações “prontas” como o Spacemacs.
Howard Abrams
Resumo
Uma configuração com vários tweaks para DevOps e escrita estilo `Literate Programming`.
Linguagens de Programação
- Emacs Lisp
- Clojure
- Java
- Ruby
- Python
- JavaScript
- HTML, CSS e outros para programação Web
Steve Purcell
Resumo
Configuração pessoal continuamente modificada desde 2000 e que pode ser um bom ponto de partida para outros usuário de Emacs, especialmente para deselvovedores web. É mais voltada para usuários de OSX, mas também funciona no Linux e no Windows.
Linguagens de Programação
Ele apresenta a configuração dele cam as linguagens e instruções para download. As modificações feitas por ele contemplam principalmente:
- Haskell / Elm
- Ruby / Ruby on Rails
- CSS / LESS / SASS / SCSS
- Javascript / Typescript / Coffeescript
- HTML / HAML / Markdown / Textile / ERB
- Rust
- Python
- Clojure (with Cider and nRepl)
- Common Lisp (with Slime)
- PHP
- Erlang
Uncle Dave
Resumo
Uma configuração mais hardcore, utiliza o EXWM (Emacs X Window Manager) de modo que toda a interface visual do Linux é executada dentro de uma instância do Emacs. Possui algumas dependências externas que são listadas no readme do projeto.
Linguagens de Programação
- C/C++
- Python
- Emacs Lisp
- Lua
- Bash