Emacs 5 - Usando Configurações de Terceiros

Publish date: Mar 17, 2019
Tags: emacs

Sumário

  1. Introdução
  2. Symlink
  3. Rodando com uma pasta HOME diferente
  4. Algumas Configurações para Experimentar
    1. Spacemacs
      1. Resumo
      2. Linguagens de Programação
    2. Doom Emacs
      1. Resumo
    3. Howard Abrams
      1. Resumo
      2. Linguagens de Programação
    4. Steve Purcell
      1. Resumo
      2. Linguagens de Programação
    5. Uncle Dave
      1. Resumo
      2. Linguagens de Programação

Introdução

Não importa o quanto você saiba sobre os pacotes e personalizações possíveis no Emacs, vocẽ sempre aprende olhando a configuração de outros usuários. Cada usuário constrói e ajusta as suas ferramentas para a sua necessidade e, não raro, são necessidades que temos também.

Symlink

Há diferentes maneiras de experimentar configurações de outras pessoas no Emacs. Para a minha configuração principal, que eu uso no dia-a-dia, eu uso um symlink da pasta onde eu guardo todas as minhas configurações para o linux (a.k.a. `dotfiles`) para a pasta padrão da configuração do emacs (`~/.emacs.d`). Esta solução me atende e permite que eu possa simplesmente deletar o symlink e apontar para outra pasta para testar outra configuração.

ln -s ~/dotfiles/.emacs.d ~/.emacs.d

Rodando com uma pasta HOME diferente

Outra maneira conveniente de executar o Emacs usando outra configuração, é substituir a variável de ambiente `HOME` para a pasta onde está o diretório `.emacs.d` que você quer testar antes executar o emacs. Esta forma é menos invasiva e permite que você execute diferentes configurações do emacs ao mesmo tempo.

env HOME=$HOME/workspace/studies/moritz emacs

Algumas Configurações para Experimentar

Spacemacs

Configuração no Github Website spacemacs

Resumo

É a configuração mais popular para o Emacs. De modo semelhante à Doom Emacs ela define padrões e atalhos de forma consistente e ergonômica. É preparada para programação em muito mais linguagens do que observaremos nas outras configurações, o que é cômodo, mas pode tornar o sistema lento na inicialização e menos responsivo na utilização.

Linguagens de Programação

Doom Emacs

Configuração no Github

Resumo

Sendo uma configuração criada por um ex-vimmer, esta configuração cede ao lado negro da força e utiliza evil-mode para simular a programação modal oferecida pelo vim. É uma das configurações mais populares para o Emacs e é apreciada por ser leve e rápida quando comparada a outras configurações “prontas” como o Spacemacs.

Howard Abrams

Configuração no Github

Resumo

Uma configuração com vários tweaks para DevOps e escrita estilo `Literate Programming`.

Linguagens de Programação

Steve Purcell

Configuração no Github

Resumo

Configuração pessoal continuamente modificada desde 2000 e que pode ser um bom ponto de partida para outros usuário de Emacs, especialmente para deselvovedores web. É mais voltada para usuários de OSX, mas também funciona no Linux e no Windows.

Linguagens de Programação

Ele apresenta a configuração dele cam as linguagens e instruções para download. As modificações feitas por ele contemplam principalmente:

Uncle Dave

Configuração no Github

Resumo

Uma configuração mais hardcore, utiliza o EXWM (Emacs X Window Manager) de modo que toda a interface visual do Linux é executada dentro de uma instância do Emacs. Possui algumas dependências externas que são listadas no readme do projeto.

Linguagens de Programação